Muito se falou na última semana das novas prioridades do PSD e de Manuela Ferreira Leite.
Em 2003 MFL era ministra das finanças e de estado do governo do PSD liderado por Barroso, governo este que acordou com Espanha a construção das linhas de alta velocidade ferroviária. Este acordo assinado por Barroso, e consequentemente com o apoio de MFL, previa que Portugal fizesse linhas até à fronteira e Espanha também do seu lado. O que muita gente não sabe é que por razões históricas as linhas férreas ibéricas são feitas numa bitola diferente do resto da Europa. Quer isto dizer que a maioria dos comboios que viaja em Portugal e Espanha não pode viajar a partir de França. Ora como pretende-se que a Península Ibérica fique ligada ao resto da Europa pela alta velocidade as linhas a serem construídas em Portugal e Espanha serão feitas na bitola europeia. Para além disso um dos grandes negócios que poderia surgir com a alta velocidade era o transporte de mercadorias a partir de Portugal para toda a Europa, podendo, por exemplo, o porto de Sines ser um grande interposto comercial, sendo feitas as descargas dos grandes cargueiros do mundo em Portugal ao invés de irem para Espanha, França ou Holanda. Esta grande oportunidade infelizmente não passará disto mesmo, tudo porque o incompetente do actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e por inerência MFL, não tivessem assinado um acordo com Espanha em que esta só assume construir em bitola europeia desde a fronteira portuguesa até Madrid. Quer isto dizer que os eventuais comboios de mercadorias portugueses só poderiam ir até Madrid, o que não seria de todo rentável.
Perante isto o que apetece dizer a MFL quando foi ela que assinou estes acordos internacionais, onde está em causa a seriedade do país, e vem agora simplesmente dizer aos outros que rompam aquilo que ele se comprometeu a fazer?
Começou mal, para não dizer muito mal MFL.
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