Muito tem dado que falar a expressão "Povo Açoriano".
Sendo Açoriano, e portanto parte do povo Açoriano, entendo que esta expressão visava acima de tudo vincar a nossa maneira ser, a nossa cultura, as nossas particularidades, as nossas vivências muito próprias...
Erradamente a maioria dos deputados da Assembleia da República entenderam-na como ameaçadora da unidade territorial nacional. Erraram. Contudo agora estão a ter motivos para justificarem a sua decisão quando meia dúzia de independentistas, muitos deles descendentes dos primeiros mentores da FLA, quiseram, cobardemente, apoderarem-se da expressão "Povo Açoriano" para fazerem ressurgir as suas utopias separatistas nunca aceites pela maioria dos Açorianos.
De facto há um povo Açoriano que partilha usos e costumes, muitos deles com origem em Portugal continental, como aliás não poderia deixar de ser uma vez que essas ilhas foram povoadas por portugueses. No entanto, essa bonita natureza que moldou estas ilhas também foi aperfeiçoando as tradições deste povo Açoriano. Por entre vulcões, terramotos e tempestades surgiram as romarias, o Senhor Santo Cristo e a ligação extrema ao culto do Divino Espírito Santo; Sapateias, Chamarritas, Bailes Furados, Pezinhos, São Macaios, Saudades, Sol Baixinho, entre muitas outras modas; nasceram grandes poetas como Vitorino Nemésio e Natália Correia e até presidentes da República como Manuel de Arriaga. Tudo isto fez com que nascesse um Povo, não um povo no sentido separatista que alguns violadores da verdade querem fazer crer, mas o Povo equivalente ao quinto império que Fernando Pessoa preconizava, um Povo de valores, de cultura, esta é que é a verdadeira dimensão do Povo Açoriano.
Os que ainda teimam numa deriva independentista ao estilo jardinista esquecem-se que estas ilhas sempre tiveram uma forte ligação com Portugal Continental, foi assim no tempo do domínio da dinastia dos Filipes, e foi assim, por exemplo, no século XIX quando D.Pedro partiu dos Açores para lutar pelos ideais liberais contra o absolutismo imposto pelos miguelistas...
Deste modo, gostaria de ver os ânimos menos exaltados, pois no fundo o comum dos Açorianos sabe muito bem o que quer dizer a expressão Povo Açoriano e como lidar com estes senhores que teimam em fazer renascer movimentos que em nada contribuem para a melhoria da nossa autonomia e para a boa relação entre todos os Portugueses.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Não há nada que pague com...
. Vasco Cordeiro, o Futuro ...
. Força
. Comprimidos de responsabi...
. abril
. ambiente
. crise
. desporto
. educação
. europa
. futebol
. justiça
. música
. natal
. poesia
. política
. religião