Um dos problemas da nossa democracia é, sem a mínima dúvida, a abstenção. Compete não só aos políticos, mas a cada um de nós motivar os outros no sentido de usufruírem deste direito que tanto custou a muita gente conquistar.
Contudo, e lamentavelmente, existem alguns entraves para certos cidadãos que por força maior não se conseguem deslocar às suas mesas de voto. Destaco os estudantes Açorianos que por frequentarem o ensino superior no continente ou numa ilha que não a sua não podem votar. E quando digo que não podem votar digo-o pois pagar uma passagem de avião para se deslocar à sua mesa de voto reflecte um esforço financeiro acentuado para a maioria da população, e porque o voto por correspondência, que não é válido para todos os actos eleitorais, é um processo extremamente burocrático que em vez de facilitar dificulta o exercício pleno da democracia.
Assim e numa altura em que existe já um cartão único do qual consta a nossa assinatura digital e o nosso número de eleitor, entre outras informações, é urgente a alteração da lei eleitoral permitindo que se introduzam novas ferramentas de voto: em primeiro lugar a substituição do tradicional boletim de voto pelo voto electrónico nas mesas de voto físicas, e em segundo a criação de mesas de voto virtuais paralelas às físicas nas quais qualquer cidadão, possuindo um dispositivo de leitura do cartão de cidadão em sua casa, pudesse exercer o seu direito de voto. Isto é o futuro, e não venham com problemas em relação à confidencialidade do voto uma vez que já hoje qualquer um de nós não tem qualquer problema em fazer as suas operações bancárias através da internet, não sendo a operação de voto electrónico à distância de maior dificuldade para os programadores informáticos.
Neste dia de reflexão, que pouco sentido faz nos dias de hoje, aproveitei e reflecti também sobre esta questão entre outras.
P.S. - Não me parece que organizar passeios para idosos no dia das eleições seja uma atitude correcta de uma junta de freguesia enquanto entidade que tudo deveria fazer para aumentar a participação eleitoral. Ahhhh a não ser que se obrigue os velhinhos a "botar" a cruz no quadradinho certo antes de entrarem no autocarro...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Não há nada que pague com...
. Vasco Cordeiro, o Futuro ...
. Força
. Comprimidos de responsabi...
. abril
. ambiente
. crise
. desporto
. educação
. europa
. futebol
. justiça
. música
. natal
. poesia
. política
. religião